Primeiramente, devemos agradecer à sempre presente e ativa Rede Globo de televisão, que conseguiu (após árduos esforços); um espacinho em sua disputadíssima grade de programação para que nosso país pudesse dar ao mundo esse verdadeiro espetáculo da democracia.
Elencar os pontos altos do debate seria impossível, dado o alto nível de toda a apresentação e a leveza, competência e elegância com que foi apresentado. Pelo sempre elegante e polido Sr. Chico Pinheiro.
Mas tentarei, com meu parco vocabulário; descrever alguns screenshots do míster de tal acontecimento.
O candidato Sr. Geraldo Alckmin deixou a platéia brasileira estupefacta ante sua educação, clareza, e ao apresentar propostas claras, detalhadas e extremamente possíveis de realizar. O Sr. Alckmin em nenhum momento acusou, desrespeitou, ou foi deselegante com nenhum dos presentes ao evento. Que exemplo!
Alckmin e sua costumeira educação e cordialidade.
Outro que teve brilho no debate foi o candidato e nosso excelentíssimo presidente Sr. Luís Inácio da Silva. Com explanações claras, objetivas e marcando os telespectadores com sua costumeira educação e elegância e cultura. O Sr. Candidato foi destaque ao ceder parte de seu tempo de resposta a candidatos de partidos com menos expressão poderem também apresentar suas propostas. Um dos beneficiados com a louvável atitude de nosso presidente foi o Sr. Candidato José Maria Eymael. Que exemplo!
O Excelentíssimo Sr. presidente, dando um exemplo de democracia.
Novamente o Sr. Candidado Christovam Buarque nos banhou com sua sabedoria, polidez, elegância e cavalheirismo ao expor suas propostas brilhantes para nosso amado país. A despeito de as pesquisas de intenção de voto não o colocarem com chances de chegar à presidência, o Sr. Candidato novamente conquistou a todos com sua resposta extremamente simpática: “O importante é competir. Sinto-me honrado de participar de tal disputa.”
O Sr. Christovam Buarque. Que brilho!
Nos bastidores, o candidato, Sr. José Maria Eymael fazia contatos importantíssimos.
Mas, infelizmente há sempre uma nota triste. E a candidata Sra. Heloísa Helena infelizmente perdeu a paciência e foi um pouco deselegante ao responder à pergunta de um telespectador. O Sr. Rubão Pegador da Vila Carrão simplesmente arguiu: "Sra Heloísa, como é que estamos nessas carnes aí por baixo dessa saia?".
Não ficou bem claro, mas parece que a pergunta irritou levemente a candidata, que por alguns segundos perdeu um pouco a compostura.
A candidata Sra. Heloisa Helena, infelizmente perdeu um pouco da compostura ao comentar pergunta de um prezado telespectador.
O candidato Sr. Rui Costa Pimenta, faz uma brilhante explanação sobre suas interessantíssimas propostas socialistas.
De resto, o debate foi uma aula de democracia, e acredito piamente que nosso tão amado Brasil está cada vez mais perto de atingir o primeiro mundo. Ao menos se depender da cordialidade, democracia e cavalheirismo, estaremos lá, com certeza em breve.