quarta-feira, setembro 20, 2006

A República dos Dossiês

Dossiê: substantivo masculino. 1 Série de documentos importantes que tratam, revelam a vida de um ou mais indivíduos, de um país, de uma instituição etc. 1.1 a pasta, arquivo ou fichário que contém estes documentos.

O Brasil é o pais dos dossiês? Acho que não, afinal de contas esse tipo de artimanha política é usada em todos os países do mundo, desde o século passado. Na verdade é para isso que servem os tão falados serviços de inteligência dos governos, para captar informações, vasculhar registros, levantar tudo que se pode da vida de qualquer pessoa.

E não só os serviços oficiais fazem esse tipo de trabalho. Existem pessoas e organizações especializadas em monitorar informações de qualquer pessoa, qualquer esquema, qualquer organização.

O dossiê é o resumo de tudo isso num documento só. É o calcanhar de Aquiles de qualquer político, afinal de contas; num sistema capitalista como o q vivemos hoje, qualquer político tem informações que preferiria esconder, seja ele corrupto ou não.

Também existem os falsos dossiês. Claro q num dossiê nem tudo tem de ser verdadeiro, apenas parecer verdadeiro, ser convincente.

Isso acontece porque o dossiê geralmente é usado em momentos oportunos (campanhas políticas, vésperas de votações parlamentares, etc.) como instrumento de pressão, chantagem e/ou desmoralização.

O traço que diferencia o Brasil nessa história toda é o fato de que aqui dossiês surgem como bananas num bananal. Todos tem dossiês sobre todos, esses dossiês circulam, são vendidos, negociados e usados principalmente em épocas de campanha.

Quem não se lembra do famoso dossiê que Paulo Maluf afirmava que tinha sobre o finado Mário Covas em 1998 e que gerou ameaças públicas até em debate eleitoral? Ou então dos vários dossiês que surgiram sobre o governo FHC e que nunca vieram a público totalmente? Ou então do dossiê sobre a filha falsamente abandonada por Lula em 1989?

Num país como o nosso onde a imprensa faz o que quer e a Lei de Imprensa existe apenas como enfeite, livremente agem os que querem tumultuar o ambiente em momentos importantes.

O tão falado dossiê que um assessor de Lula teria tentado comprar e que teria informações comprometedoras sobre supostos atos de corrupção de José Serra e Geraldo Alckmin (vejam só que coisa clara.), tem apenas um objetivo: tumultuar.

A imprensa sabe disso, o PT sabe disso, o PSDB sabe muito bem disso e está adorando a festa.

O TSE afirma q vai investigar, mas dificilmente achará alguma coisa (a não ser q forças ocultas estejam por trás de mais esse ultraje no país do futuro). Esse dossiê (como os outros) não aparecerá.

Cabe a vc entrar na dança e chacoalhar as cadeiras tb.

Um comentário:

Anônimo disse...

No fundo eu acabo achando e politica e futebol é a mesmo coisa... Eles se arrebentam na frente da mídia (que eles controlam), e nos bastidores tomam BLUE LABEL e jogam POKER juntos.