terça-feira, maio 01, 2007

Porque o Corinthians caiu para a segunda divisão.

O que parecia impossível aconteceu, o clube mais apaixonante do mundo caiu para a segunda divisão. A torcida mais apaixonada, mais fiel, capaz de feitos impressionantes como dividir o Maracanã com a torcida daquele time lá do Rio em 76 ou então vencer o Mundial da FIFA em 2000 levando 30 mil fiéis ao Maracanã.

Hoje estamos aqui, na segunda divisão, a MSI abandonou o barco e deixou 200 milhões de dólares em dívidas. O Corinthians se vê obrigado a trabalhar com jogadores da base, mesclados com contratações simplórias, pois não há dinheiro em caixa. As promessas de Kia Joorabchian, Boris Berezovski, estádio, contratações milionárias acabaram. O corinthiano, assim como o Corinthians de hoje é mais uma vez motivo de piada.

O verdadeiro porquê de toda essa queda tem várias explicações. A começar com uma administração de "padaria", onde conselheiros tem participações em jogadores, empresários tem via preferencial dentro do clube, contas escandalosas são aprovadas sem nenhum tipo de auditoria.

A administração de Alberto Dualib só foi vencedora em termos de títulos no futebol. Mas venceu sem competência. Em 14 anos de Corinthians, ele nos deixou sem estádio, sem Centro de Treinamentos, sem Libertadores e com as maiores dívidas da história do clube.

São mais de 14 anos de uma administração obscura, incompetente e mentirosa. Uma administração que usa da imprensa para criar factóides (como os inúmeros acordos com Nilmar ou o caso Vágner Love), que nomeia gente sem nenhuma identificação com o clube para representá-lo (Renato Duprat), uma administração ultrapassada, fora da modernidade que o profissionalismo no futebol de hoje exige.

Uma administração que causou o maior mal da história do Corinthians: vendeu o clube a um desconhecido.

Essa foi a maior prova do quão amadores são as pessoas que dirigem um dos maiores clubes do mundo. Assinar um contrato de 10 anos com uma empresa que não existia, cujo dono/presidente/investidor era um perfeito desconhecido, com suspeitas pelos 4 cantos do mundo nas costas. E o Sr. Alberto Dualib entregou o controle do futebol a essas pessoas. O que aconteceu depois, infelizmente já se sabe.

Mas não recai somente sobre as costas do presidente a culpa sobre o atual momento do Corinthians, hoje na segunda divisão. A oposição é igualmente viciada pela administração amadora. Gente que hoje é oposição, ontem andava de mãos dadas com Dualib. Não existe renovação no Corinthians, são sempre as mesmas pessoas, as mesmas famílias, as mesmas oligarquias no controle do clube.

E um dos maiores problemas é a "torcida". O maior absurdo que existe no Corinthians é o poder que se é dado para a "torcida", que tem direito de entrar em treino, vestiário, se reúne com presidente, com técnico e com jogadores. Ampliando o esquema "padaria" de administrar.

Coloco entre aspas a palavra torcida por uma simples constatação: a Gaviões da Fiel NÃO REPRESENTA A TORCIDA DO CORINTHIANS! Uma torcida que tem 100 mil sócios não pode representar uma torcida de 30 milhões de pessoas. Até quando meia dúzia de delinquentes vão ter o direito de falar em detrimento da maioria da torcida corinthiana?

Até quando o Corinthians vai trabalhar como clube pequeno, procurando agradar a essa meia dúzia de "torcedores" e se esquecendo de criar um plano de marketing DECENTE para atingir os outros milhões de torcedores?

Até quando seremos obrigados a ver as mesmas oligarquias brigando com unhas e dentes pelo poder dentro, deixando de lado as prioridades do Corinthians?

Até quando torcida organizada vai ter os portões abertos dentro do Corinthians?

O Corinthians precisa de renovação, precisa de gente séria, profissional, precisa de gente que pense grande, precisa de planejamento e estratégia de marketing, precisa de um estádio para ajudar a aqdquirir uma maior independência financeira.

Até quando vão desmoralizar nossa eterna paixão?

Ass.: Corinthiano, maloqueiro e sofredor... Graças a Deus!

1º de Janeiro de 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tô feliz da vida com meu tricolor!

Hahahahahahahahahahahahahaha

Anônimo disse...

-Alô, é do Corinthians?

-..........

-Ih, acho que caiu!

HAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHA