segunda-feira, dezembro 04, 2006

Discos de Cabeceira - Pte 1

Guns n´Roses

Appetite For Destruction (1987)

Eu era apenas um garoto de 11 anos que nem sabia o que era rock direito. Era um fã doido pelos Titãs em 1988. Tinha estava caminhando pare ter todos os vinis dos caras. Foi quando meu primo (que tinha MTV em casa) me mostrou um ao vivo em New York do Guns n´Roses. Esse show em New York foi o melhor show q eu vi do Guns até hj, tinham acabado de lançar o disco e estavam em plena forma. Fiquei maluco pela banda, e fui correndo conhecer este fantástico Appettite for Destruction, que na minha opinião; não só é o melhor disco do Guns, como também um dos discos mais loucos de Hard Rock.

David Bowie

The Rise and the Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972)

David Bowie é gênio... eu fiz minha descoberta aqui.

Dead Kennedys

Fresh Fruit for Rotting Vegetables (1980)


Todo guitarrista em começo de carreira adota o punk por ser mais fácil de se tocar. Comigo também foi assim, mas um pouco mais tarde conheci esta pérola do Punk, e vidrei no Dead Kennedys. Agradeço a Jello Biafra por ter me mostrado o Punk quase perfeito; com grandes letras, tocado muito bem e com um bom humor imcomparável. Infelizmente hj em dia a molecada é asfixiada por essas bandas emo q nada mais são do q a raspa do penico do q o punk e o hardcore tinham de pior. Com certeza se a molecada ouvisse bandas como os Kennedys, Black Flag, Buzzcocks, Minor Threat, T.S.O.L. e outras bandas punk de verdade, nunca daria ouvidos a esse lixo emo.

Iron Maiden

Piece of Mind (1983)

Este foi o primeiro disco do Iron Maiden que eu comprei. E como não se impressionar com "Where Eagles Dare"? Como não se apaixonar por "Die With your Boots On"? Como não se encher de amores por "Still Life"? Como não quebrar tudo com "The Trooper"? "Revelations" foi a música q fez o Iron Maiden se tornar a banda da minha vida, por razões muito mais profundas. Me tornei fã incondicional. Ia a todos os shows, comprava todos os discos e tinha tudo quanto pudesse dos caras. Hj, mais maduro, ainda sou muito fã, e não tenho dúvida de que o Iron Maiden foi a maior banda de heavy metal de todos os tempos.

Radiohead

Ok Computer (1997)

Considero este o disco mais decisivo da minha vida. Quase todas as minhas concepções mudaram eu abri totalmente minha cabeça para escutar todo tipo de som. Ok Computer me fez parar pra pensar e fez evoluir muito meu pensamento musical. Eu percebi com ele que havia uma diferença grande entre quem faz música e quem faz arte. Nem todo músico é artista, aliás muito poucos o são de fato. Deixei o Heavy metal de lado, curtindo só como fã, mas sabendo o lado fã e o valor artístico que ele tem. Este disco mudou minha vida.

Sepultura

Roots (1996)

Considero este o melhor disco de rock já feito por uma banda brasileira em todos os tempos. Foi o mais universal, criou uma identidade, influenciou o mundo todo e fez do Sepultura uma referência dentro da música mundial. Pela primeira vez desde os Mutantes se pôde dizer que existia um rock brasileiro.

Led Zeppelin

Led Zeppelin II (1969)

Foi aqui que conheci esta maravilha do rock. O Led Zeppelin me impressionou com sua linguagem única dentro do rock, suas melodias incomparáveis, as performances indescritíveis dos 4 integrantes e a química que existia na banda. O Led para mim é a maior banda de rock de todos os tempos (e que me desculpem os fãs de Beatles, mas é a minha opinião).

Black Sabbath

Volume 4 (1972)

Já conhecia o Sabbath, como todo metaleiro conhece. Mas quando fui tocar numa banda que tocava só Sabbath, fui obrigado a escutar a banda. E fiquei paradão neste Volume 4. Com ele eu percebi que não era necessário tocar rápido pra ser uma banda pesada, e que a simplicidade é bem melhor do que intricadas masturbações técnicas. Na minha opinião nenhuma banda que veio depois conseguiu tocar tão pesado como o Black Sabbath da fase clássica (até 1978 quando o Ozzy saiu).

Mutantes

A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1969)

Considero os Mutantes a melhor banda de rock do Brasil de todos os tempos, junto com o Sepultura. Foram as únicas bandas brasileiras que conseguiram fazer um rock com identidade própria, algo que foi reconhecido mundialmente e o é até hoje. Apesar dessa volta patética com Zélia Duncan (quem?), que na verdade não serve nem pra lamber as botas de Rita Lee.

Soundgarden

Superunknown (1994)

Eu vivi minha adolescência na "era Grunge", era legal ver q tinha muita coisa acontecendo, muitas bandas surgindo, fazendo coisas interessantes, saindo da mesmice. Mas como eu era 'metaleiro', eu não gostava muito da maioria dessas bandas (muitas como o Pearl Jam, eu ainda acho uma bosta até hj). Considero o Soundgarden a melhor banda de todas aquelas vindas de Seattle e que faziam 'aquele' som. Aí é que está o X da questão... o Soundgarden não fazia 'aquele' som, fazia algo BEM melhor. Lançou 3 discos no limite da perfeição (Badmotorfinger-1991, esse Superunknow-1994 e Down on the Upside-1996) e acabou na hora certa, no auge.

Queens of the Stone Age

Queens of the Stone Age (1998)

Se existe uma banda que vc pode dizer hj em dia q é FODA, FODA, FODA, essa é o QOTSA. A despeito do monte de merda, do monte de bandinhas lixo, esse monte de rock mal feito, falso e caça níquel q temos por aí, existe o QOTSA. E está aí... com 4 discos não menos do q FODAS. Esse é o primeiro e meu preferido.

Fantômas

Director´s Cut (2002)

Absurdo, esquizofrênico, paranóico, louco, depressivo, violento, perdido, disconexo, dissonante, desesperado, anárquico... são tantos os adjetivos. Mike Patton, um dos maiores gênios da música contemporânea em um de seus maiores momentos. Escolhi Director´s Cut porque, digamos q ele é mais fácil de ouvir.... só digamos.

Um comentário:

Anônimo disse...

belas escolhas...
bandas mto fodas...
led eh do caralho... nao tem nem oq acrescentar os caras tao no olimpo da musica...
guns tb eh foda eu gosto pra caralho...
o Bowie é genio mesmo... musicas muuuito loucas e boas...
o Sabbath tb eh mto bom um som do caralho pra viajar bebado...