terça-feira, maio 08, 2007

A Racionalização irracional dos Racionais.

Há muito tempo tenho o desejo de escrever sobre os Racionais MC´s. Conheço o trabalho deles desde mais novo, desde os primeiros discos, totalmente independente, precário e yourself-made.

Hoje os Racionais MC´s se transformaram em fenômeno das periferias. Lá onde o Estado não chega, ou qdo chega, oprime, espreme e mata as centelhas de esperança do ser humano.

Não há como negar a qualidade do trabalho deles, sempre foram muito bons. Bem acima da média no que diz respeito ao cenário hip-hop/Rap no Brasil.

Mas algumas perguntas sempre permearam meus pensamentos a respeito não só dos Racionais como também de outros artistas que também se auto-intitulam contestadores:

1- Qual o esforço e as sugestões mostradas para que algo mude?

2- Quais são as verdadeiras idéias que se defende?

3- Desde quando o fato de não aparecer na mídia deixou de ser atitude e se transformou em oportunismo?

4- Desde quando o fato de não aparecer na grande mídia se relaciona com a impossibilidade de aceitar o "de fora"?

5- Porque quem reclama tanto do preconceito não consegue aceitar "o de fora"?

6- Como conciliar um "discurso" que glamouriza o crime com uma reclamação constante de justiça?

7- Qual a alternativa proposta pelos Racionais?

São perguntas simples, mas para as quais até agora não encontrei resposta.

Por isso acredito que o que aconteceu na praça da Sé no domingo era inevitável. Os Racionais, assim como seus fãs acreditam num país onde o criminoso é o herói e a polícia não existe.

Pois é... a polícia existe (para o bem e para o mal), e ela não deixará de existir. Não só ela como todas as instituições que fazem um trabalho péssimo ou bom. Quando é que haverá um pouco mais de tolerância, sugestões e pensamento positivo para que algum tipo de transformação possa começar a ocorrer?

Na marra, na violência, nas críticas e na defesa de um "Neo-Apartheid" é que isso não vai acontecer. Uma repórter da folha publicou que Mano Brown dizia ao público da praça da Sé: "Vamos ignorar a polícia, a festa é nossa!".

Se ele realmente disse isso eu não sei, mas analisando o histórico, é bem provavel. E uma atitude de total falta de responsabilidade.

Estava mais do que na cara que iria acontecer o que aconteceu.

Não vai aqui nenhuma defesa à polícia ou qualquer instituição. Vai aqui a crítica a um dos grupos mais importantes da música brasileira atual, que precisa rever seus conceitos.

Até quando o conteúdo do trabalho dos Racionais vai ser somente crime, periferia, tênis importado, carrão e correntão de ouro na capa do CD??

Quando é que vai haver alguma atitude deles no sentido de mudar alguma coisa?

Posso estar falando um monte de merda, mas é a minha opinião.

Criticar é muito fácil, encher as letras de sangue e balas zunindo é igualmente fácil. Mas onde é que está o conteúdo disso? o fundo? Qual o propósito?

Infelizmente, para os Racionais MC´s o propósito hoje é nenhum.

4 comentários:

Anônimo disse...

E aê Caio...blz???...muito phoda seu site....abração!!!

Anônimo disse...

E aí, Caio, tudo certo? Embora eu não concorde completamente com as palavras de seu artigo sobre os Racionais, confesso-lhe que muitas de suas indagações também são minhas.
Os Racionais mudaram muito e, deixando de criticar veementemente as contradições do mundo social que nos assola, atualmente se contentam em colocar-se em um 'status' que lhe rendem uma vista bastante cômoda.
talvez eu tenha a resposta para uma de suas perguntas: o propósito dos Racionais, hoje, é o de aumentar ainda mais o "ópio do povo", já que em defesa dos "crentes" provoca uma intoxicação alienante ainda maior nos pobres. Até parece que els estão compactuados com os Edis e os R.R.s.
Dá-lhe, Caio, que a vida não espera.
Abraços.

Caio Calazans disse...

Ééé.. eu sabia que do meu irmão Toninho não podia vir qualquer resposta...

Abração brow.

Anônimo disse...

Olá, Caio! Como vai?

Realmente é algo que eu já tinha pensado, na verdade, parei para pensar sobre isso qnd uma pessoa bem mais velha do q eu falou: "tudo o que eles dizem é verdade, mas cadê a solução?"

E eu pergunto a msm coisa. Já sabemos o q acontece nas favelas, mas em q momento eles nos deram uma alternativa para o problema q eles mesmos conviviam diariamente? Pq agora estão cheios da grana...

Bom, o que aconteceu na virada cultural realmente nao teve nada a ver com o propósito deste evento. Sem querer ser preconceituosa, mas eu já previa algo do gênero.

De qualquer forma, um beijo pra vc!! Faz tempo q não nos falamos (teclamos). Espero que esteja td ok, ai em Mortolândia.