quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Me perguntaram: O q Fidel fez?

o q ele fez???

cês tão de brincadeira velho.

Só digo uma coisa. Procurem conhecer Cuba antes do Fidel e procurem imaginar como seria Cuba hj sem a revolução. Talvez outro Haiti.

Para se bater de frente, é preciso ter personalidade, coragem, firmeza. E o Fidel bateu de frente com a maior potência da história da humanidade, que está há apenas 150 km de distância. Foi ameaçado, tentaram matar-lhe, tentaram um golpe frustrado, foi lhe imposto um ato DESUMANO (bloqueio econômico dos EUA e da UE).

Mas mesmo assim ele seguiu, deu educação e saúde de graça para sua população, investiu no esporte e na cultura de seu povo, deu uma identidade ao País, mesmo apesar de tantas dificuldades. E Cuba hj só não é melhor porque o mundo lhe fechou as portas.

E ainda, acima de tudo transformou Cuba em um símbolo de resistência, um país q resistiu curvar-se para ser mais uma ovelha do Tio Sam. Quem dera houvessem mais homens com tamanha coragem no mundo.

Nem tudo é perfeito, cometeu graves atos que ferem a democracia e os direitos humanos. Mas isso não o faz melhor nem pior do os "donos do mundo" atual. (Ou vc acredita que a vida de oposicionistas em Cuba vale mais do que as milhares de vidas inocentes no Iraque, Afeganistão, Bósnia, Irâ, Líbano ou Israel? Eu acredito que valham a mesma coisa.)

E respondendo a vc Roberto, compara-lo com presidentes dos EUA não é direcionar a discussão, pois são justamente os EUA que defendem com unhas e dentes o bloqueio desumano contra Cuba. São Justamente os Estados Unidos da América os responsáveis pelo isolamento político/econômico/cultural de Cuba há 50 anos.

Justamente os EUA, cujo presidente afirmou há alguns dias que técnicas de afogamento não são tortura. Justamente os EUA que mantém uma prisão internacional em Guantánamo onde diversos atos que ferem os direitos humanos são perpetrados diariamente (incluindo estupro e assassinato de presos. Muitos deles nem condenados são).

Me desculpem, mas isso não é desviar o foco. E de história eu entendo.

Eu não concordo com a visão ISTOÉ/VEJA/GLOBO/FOX da coisa. Nem no caso de Fidel, nem no caso de Chavez.

Em política as coisas não são simples assim.

=================================================================

Não sei bem o q vai acontecer com Cuba a partir de agora. Se os homens q assumiram o poder não tiverem pulso firme, Cuba poderá degringolar e tornar-se uma espécie de Haiti sem analfabetismo.

Espero q Raul Castro consiga manter a soberania e a independência da ilha, e possibilitar uma transição o menos dolorosa possível. Pois está na cara q em pleno século XXI, sem Che e agora sem Fidel, Cuba não tem muita escolha.

Nenhum comentário: